terça-feira, 7 de março de 2017

Meu gato esta com vermes e agora?

Lisbeth
Quando resgatei meus dois bebês, ambos tinham vermes, não sei como contraíram se foi por causa das pulgas, ou porque comeram comida contaminada ou talvez pelo próprio leite da mamãe de cada um deles. Na época o único que comia sozinho era o Mikael, a Lisbeth comia papa de ração filhote. (Uma mistura de ração com um pouco de água, mas pode ser feita também com leite sem lactose)
Bom como eu não tinha dinheiro na época o que eu fiz foi ir a um Petshot, do lado da farmácia que eu trabalho e trocar ideia com o Veterinário de lá que foi super educado e atencioso comigo (Sim esse Petshot possui veterinário porque a clinica dele fica do lado). Como eles são filhotes ele me indicou o Vermex Plux, um vermifogo liquido para administra com a seringa 5ml para cada de 15 em 15 dias, até acabar o frasco depois só daqui 6 meses.

Bom eu deduzi que eles tinham vermes pelo tamanho da barriguinha que parecia que ia explodir, pelas fezes que eram totalmente molengas e é claro pelos gases, eles soltavam muitos gazes... mas muitos mesmo... e ninguém aguentava fica onde eles soltavam esses gases era podre ! =-)

Tem gatinhos que estão tão cheios de vermes que começa a sair pelo ânus uns bichinhos que parecem arroz branquinho... Ai meu bem significa que o trem tá feio, corre pro veterinário.

Posso dar leite para o meu gato?

Assim como nos seres humanos os gatos podem ter intolerância a lactose, para ser mais exata a maioria deles tem intolerância a lactose. Então se quiser dar leite para eles por serem muito filhotes, para fortalecer os ossos ou como forma de agrado, compre sem lactose para garantir, ou você pode ter um filhote com diarreia, vomito e desnutrição. Melhora evitar neah amiguinho Gateiro?

Porque meu gato filhote fede tanto?

Mikael e Lisbeth
Bom relembrando aos seguidores, adotei meus dois pequetuchos bem novinhos, a Lisbeth tinha menos de 1 mês de vida e o Mikael tinha um pouco mais de 1 semana e meia a mais que a Lisbeth.
Peguei eles em um abrigo, ambos pertenciam a pessoas diferentes (Sendo assim mães diferentes), o Mikael tinha um cheiro estranho mas a Lisbeth o cheiro dela era completamente desagradável, não sei quais eram as condições que ambos foram criados. Mas tem uma coisa que descobri lendo muito e conversando por ai, filhotes fedem mesmo e muito, cheiram bumbum azedo (eu chamava eles de meus butãozinhos quando eram menores kkkkkk). Porque eles não sabem se limpar direito, não sabem usar a caixa de areia direito... Sim não sabem... =-) A Lisbeth caia em cima do próprio coco as vezes, tinha bosta até na barriguinha dela. Na época eu gastava 1 pacote de lenço umedecido por semana, dando "banho" neles pra tirar as fezes do rabo, do bumbum, das patas traseiras, que era onde mais sujava.
Nunca tinha criado gatos tão novinhos então eu fiquei louca, achei que estavam doentes, que era verme, que talvez era a ração. Fiz de tudo nada resolvia. Em um ataque súbito de desespero e irresponsabilidade minha  (porque onde eles deitavam o cheiro horrível ficava) eu dei um banho neles e isso é completamente proibido, porque eles não tinham 2 meses ainda (BANHO É SÓ DEPOIS DOS DOIS MESES DE VIDA), porque eles são muito bebês é perigoso ficar gripado ou pegar pneumonia =-( Mesmo lendo isso em blogs de Veterinários e conversando com Veterinários em Petshops eu fiz. Com muita sorte e a Bastet nos protegendo não aconteceu nada. Dei um baita banho nos dois, sequei bem com secador em um dia bem quente. Resultado 1 dia depois lá estava o mau cheiro de novo.
 Então o que eu tenho para ensinar nesses casos, é ter paciência com gatos filhotinhos, o intestino deles assim como os dos bebês humanos estão se formando, eles soltam pum, fazem coco meio mole mesmo, e sim fedem muito.
Lógico que eu troquei a marca da ração dei vermifugo, ainda estou dando as doses, porque nada exclui a possibilidade de vermes e eles tinham muitos. Porque assim como todo gato abandonado eles eram MAGRELOS, OSSUDOS, CABEÇUDOS, COM DIARREIA, PULGAS E BARRIGUDOS (lotados de vermes).

Hoje em dia eles não fedem mais, de vez em quando soltam pum o que é normal, e a barriguinha diminuiu, estão ganhando peso e se tornando uns gatões.

 

Tabus de gatos

Lisbeth
Todo mundo que tem gato sempre escuta algumas coisas absurdas em relação a esses anjinhos de quatro patas, coisas que realmente não tenho palavras para descrever a vontade de bater um livro bem grosso de capa dura na cabeça desse ser.

 1º Gato não gosta do dono gosta da casa

Quando escuto isso, a primeira coisa que eu pergunto para pessoa (quando estou com paciência, porque geralmente eu deixo ela falando com as paredes) é:
 - Você nunca teve gato não é verdade?
Em 99% das vezes a pessoa nunca teve gato, ela supõe isso porque foi na casa de alguém, o gato tava de boa lá quietinho na dele tirando a soneca da tarde, ou ela tentou pegar o peludinho e o gato fez pouco caso dela ou arranhou ela. Já ouvi falas assim:
- Ai foi na casa da minha irmã, o gato só fica no quintal.
-Ah... na casa da minha comadre o gato só dorme no sofá nem da bola para ninguém.
-O gato só come, caga e dorme. 

Cara! Serio, quero morrer quando escuto isso!
O gato é um animal completamente temperamental assim como o ser humano, quem tem gato sabe que o gato é um ser independente assim como o ser humano. Quando ele quer dormir ele quer mesmo dormir; quando quer comer, ele quer muitocomer; quando quer brincar tem um gerador de 10000 volts dentro dele.
Então por favor, onde esta  sua empatia?

Mikael e Lisbeth

 Como relatei na introdução do Recanto da Gataiada, a vida inteira eu tive gatos, assim como o ser humano cada gato tem um temperamento.

ºGato carente
ºGato antisocial
ºGato companheiro
ºGato que quer colo 24 horas
ºGato que odeia colo
ºGato pedinte (que tudo que você come ele quer, mesmo você nunca ter dado nada para ele que não seja ração)
ºGato que gosta de carinho na barriga
ºGato que não gosta de carinho na barriga
ºGato pirracento
ºGato sapeca
ºGato manhoso
ºGato bravo
ºGato ranzinza
ºGato agressivo
ºGato dominador


ENTRE OUTROS... (esses foram os que eu já convivi) 

Mikael
 Os meus dois felpudinhos atuais tem temperamentos distintos um do outro e não são filhos da mesma mamãe gata.
A Lisbeth que é a tricolor é meiga, companheira, quer colo 24 horas, manhosa, onde eu vou ela vai atrás, ela é medrosa, qualquer barulho estranho ela se esconde, ela deixa eu fazer carinho nela em todas as parte do corpo dela, mal mia, curiosa, brincalhona, dorminhoca, tem uma louca mania de subir no ombro da gente quando sentamos no computador (acho que em outra vida ela foi papagaio de pirata, só pode).

Já o Mikael, é companheiro também, mas ele só quer colo, quando ele realmente quer colo e pula em você caso contrario se você pegar ele e por no seu colo ele não vai ficar (em raros casos quando ele está com muito sono e a Lisbeth também esta no meu colo ele fica), ele é não é tão sapeca. Mas é um super pedinte, desde o primeiro dia que trouxe ele para casa, comer no sofá virou um desafio, ele tenta de todas maneiras pegar o seu prato kkkkkkkkkkkkk...ou copo... kkkk.... E mia muito mais quando digo muito é muito mesmo! Ele é super conversador. 

Então como eu dizia, os dois são diferentes, assim como eu como ser humano 1 sou diferente do meu marido que é um ser humano 2, ambos tem temperamentos diferentes.

2º Gato é interesseiro

Serio??? Quando alguém chega com um pedaço de pizza e balança na sua cara você não fica doido? Bom eu sinceramente fico louca! Porque Santa Tartaruga eu amo pizza!
A mesma coisa acontece com um gato com um petisco ou um sachê, não é interesse, é apenas muito mais muito desejo de encher a barriguinha com algo diferente.
Você não cansa de comer arroz e feijão? Então os gatos também!
Quando você era criança e sua mãe chegava do trabalho abarrotada de sacolas e você estava com muita, mais muita fome você não ficava feliz? Isso era interesse? Hummm você amava sua mãe por interesse no que ela podia te fornecer? kkkkkk... Não neah! Então não fale que os gatos são interesseiros, porque eles agem como você querido amiguinho.

3º Gatos são traiçoeiros

O que você faz em uma situação de risco ou perigo?
Eu particularmente analiso, ou eu fujo ou eu ataco com toda força e potencia que eu tiver para neutralizar o agressor, seja no soco, na voadora, no chute, na paulada, no mata leão, com a chave em forma de soco inglês, capacete e etc...
A mesma coisa com os animais, não sendo exclusivo do gato esse comportamento. Se ponha no lugar de um gato, que é agredido por crianças ou adultos (levam chutes, apertões, biliscões, sacolejões, dobram o rabo repetidamente dos pobres coitados, fazem um inferno em tortura com eles) o que o instinto de defesa vai obrigar o animal a fazer? Atacar ou correr assim como os seres humanos (ou você ficaria ali no chão apanhando até alguém te matar?) . Eles não são traiçoeiros apenas se defendem de gente cruel. Quem faz esse tipo de coisa merece um olho furado no mínimo, para aprender a largar de ser ruim.

4º Gatos são cheios de doenças

Tem gatos domésticos que são mais limpos que muita gente que a gente se esbarra na rua, os meus por exemplos são um exemplo de higiene.
Ai porque o gato passa toxiplasmose, micose, asma e etc.

Bom a toxoplasmose:  é mais fácil você contrair ingerindo alimento mal lavado do que com o pobre gato, você come fezes? Não neah! Então! Se ao limpar a caixinha de areia do seu gato você fizer uso de luvas para recolher as fezes e urina ou utilizar uma pá e descartar elas devidamente em saco plástico no lixo (e óbvio, lavar as mãos) não corre risco nenhum. Porque o gato não é o problema e sim o coco, que quando fica lá exposto vem o mosquito infeliz e deixa o problema para você, assim como ovos de giadia a famosa lombriga.
A micose:  se seu gatinho esta sendo bem cuidado, ao tomar banho você enxuga ele  devidamente (seca com secador) "da banho em dias quentes", não deixa ele ficar se molhando na chuva ou no box do banheiro, não deixa ele sair para rua e entrar em contato com outros gatos contaminados. Não tem problema nenhum.
Asma: Gato não causa asma, o que ocorre é quem tem asma, (quem já tem asma!) ou outros problemas respiratórios ter alergia do pelo dele. Ele não causa alergia de maneira alguma! Quem tem alergia que tem problemas em conviver com eles.
Eu particularmente tenho rinite, sinusite e alergia de pele em raros casos (tem mais fundo emocional). Isso não me impede de ter gatos, meu rosto, cabeça, olhos e nariz coça infinitamente. Mas como eu brinco sempre com o me marido, isso nunca impediu meu amor e não é agora que vai impedir. (comecei minhas alergias respiratórias devido a fungos, morei em uma casa que era cheia de infiltrações e mofo, mas muitooo mofo em cima de mofo e bolor e lodo e musgo... Certa vez até meu cabelo mofou, porque minha cama estava embolorada e eu nem reparei ... Mas isso não vem ao caso....).

5º O ronronar do gato passa asma

Gatos ronronam quando estão felizes, tristes, doentes ou quando estão manhosos simples assim! Quando um ser humano está feliz, doente ou triste não sorri ou chora? Os gatos demonstram seus sentimentos pelo incrível motorzinho deles.

Lisbeth
6º Eu não gosto de gato

Quem não gosta de gato, não consegue amar algo sem domina-lo simples assim. Geralmente vive em relacionamentos abusivos que gosta de dominar o parceiro,ou ser dominado e acha isso completamente normal (porque não tem a visão de quem esta de fora da situação). Quem ama gatos sabe dar espaço se pondo no lugar do outro. Porque dentre todos os animais os gatos são os que mais se parecem com os seres humanos em características emocionais.

7º Gatos são nojentos estão sempre se lambendo

Hã? Serio? Os outros animais não se lambem não neah? Eles gostam de se dar banho, são animais super asseados e higiênicos. O se lamber deles é como o nosso banho de água e sabão.

8º As fezes e urina dos gatos tem cheiro forte 

O seu coco e xixi fede também, mas diferente de você ser humano que tem um vaso sanitário para descarta-las eles precisam de alguém para elimina-las da caixa de areia deles. Se houver uma limpeza regular o cheiro desaparece. A não ser que você deixa a caixa do seu gato apodrecendo a semana inteira para depois limpar, ai fica difícil neah! (imagina todos os seus dejetos saturando o vaso sanitário uma semana que cheirinho de rosas que não ia ficar eim? ) kkkk...

9º Gatos são feios e esquisitos andam rebolando

Serio, eu já ouvi isso! Como um ser humano é capaz de achar um gato feio eu não sei, então sem palavras, apenas tenho dó desse tipo de ser humano que não foi tocado pela aura felpuda de um felino cheio de amor e alegria para doar.

Lisbeth

Recanto da Gataiada

Mikael e Lisbeth
Meu sonho sempre foi criar um gato desde bebê até a velhice, nunca tive a oportunidade de faze-lo devido a diversos fatores. Hoje tenho um casal de bebês que é minha maior alegria!

Desde criança sempre tive gato e cachorro, mas sempre minha mãe soltava eles, ou algo ruim acontecia, desde fuga, atropelamento, algum vizinho enforcava, afogava e jogava o corpinho na minha porta ou envenenava. Mas naquele tempo não era considerado crime e nem tinha punição, hoje em dia os tempos mudaram.  (Sim existe gente ruim a ponto de fazer até pior do que relatei!)

Lisbeth

Hoje em dia sou casada, tenho meu próprio apartamento e minhas próprias regras, cuido dos meus dois bebês como filhos, não sou dona deles, nunca fui, eles que acabaram se tornando meus donos hehehe...

Moro em um apartamento térreo, mas mesmo assim isso exige segurança, nas janelas possuo telas que no inicio eram anti mosquito (porque quando me mudei para esse local nem sonhava em ter gatinhos) mas que hoje servem para restringi-los do uso do quintal em dias de chuva ou até mesmo a noite. Nesse quintal eu instalei telas aéreas anti fuga de miau, porque tã...tã...tã..tã!!!! Trauma demais de gato que fugia para passear e algo ruim sempre acontecia, desde brigas com outros gatos a gravides; ou gente de coração podre que maltratava e "distraída" que atropelava, (isso  na minha antiga casa nos tempos de solteira quando morava com minha mãe).

Mikael
Queria poder ajuda-los assim como fui ajudada procurando conteúdo sobre gatos nesse infinito universo chamado internet, cujo encontrei muita coisa relevante e não relevante. Não possuo cachorros atualmente devido ao meu espaço ser pequeno e meu tempo para me dedicar a eles também ser curto, mas espero poder arrumar um bebê cachorro para dar muito amor futuramente.
Então o conteúdo do blog por hora vai ser somente para gateiros de plantão, porque vou citar coisas que vivi com meus felinos, não adianta eu falar sobre cachorros porque não cuidei de um desde que era um ratinho com menos de 1 mês de vida.